Hábitos saudáveis que podem melhorar sua saúde gástrica

O estresse e o sedentarismo são condições muito comuns nos dias atuais, resultado de uma vida cada vez mais agitada, na qual nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. O resultado é o aparecimento de problemas de saúde como a azia, o refluxo, a gastrite e outras disfunções do sistema gastrointestinal.

Por isso, o post de hoje apresenta 5 hábitos saudáveis que ajudarão você a melhorar sua saúde gástrica. Você verá que, com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças, além de alcançar muitos outros benefícios para a sua saúde.

1. Comer alimentos ricos em fibras
As fibras são grandes aliadas da saúde gástrica, pois atuam como reguladoras da digestão. O consumo dos alimentos ricos nesses nutrientes deve ser feito diariamente, o que não é difícil, pois são muitas as opções: folhas verdes (couve, agrião, rúcula e brócolis, entre outras), cereais (tais como linhaça, gergelim, aveia e lentilha) e frutas (dentre elas maçã, banana, laranja e morango). Manter uma dieta rica e balanceada é um dos hábitos saudáveis mais importantes, pois uma alimentação equilibrada promove o bom funcionamento do organismo e ajuda a evitar a obesidade, a qual é extremamente prejudicial para a saúde como um todo.

Também é importante observar o intervalo entre as refeições, sendo que o ideal é comer a cada três horas, para que o ácido estomacal permaneça ativo na digestão dos alimentos e não prejudique as paredes do estômago.

2. Reduzir o consumo de frituras, refrigerante e chocolate
Os alimentos gordurosos dificultam a digestão e contribuem para o aumento dos sintomas relacionados à gastrite e à azia, assim como o refrigerante, devido à acidez e ao excesso de açúcar dessa bebida, e o chocolate, que possui uma substância que atua sobre o esfíncter do esôfago e aumenta o refluxo.

Além das frituras, do refrigerante e do chocolate, o pão de sal, o café e as bebidas alcoólicas também